terça-feira, 11 de maio de 2010

Qualidades Importantes...

Olá meus queridos amigos e leitores! Desta vez até que não demorei tanto para dar um sinal de vida né?!?!

Ontem eu estava no banho e me veio uma idéia maravilhosa: falar um pouco de qualidade que, na minha opinião, são determinantes para se uma pessoa é e/ou será vencedora em sua vida, de um modo geral. Então, vamos a essas qualidades.

Curiosidade / Sede de Aprendizagem

Qual ser humano não é curioso, qual dos maiores nomes na ciência, filosofia, matemática, química, etc, etc, etc... que não era curioso? Se alguém souber a resposta pode mandar via e-mail, comentário ou MSN.

A curiosidade nos faz crescer, ela nos instiga a procurar respostas que para algumas pessoas (que não são, nem querem ser grandes) são perguntas triviais.

Vamos a um exemplo: Imagina se Cristóvão Colombo ficasse paradinho lá na Espanha acreditando que a Terra era quadrada, que Galileu era um louco mesmo (e já havia pagado por sua loucura e heresia), sabem o que aconteceria? Ele não teria descoberto a América, e não teria posto um ponto final nessa discussão que Galileu levantou, ainda por cima deixou o clero “desbundado” (que foi a melhor parte!!!).

Vocês estão vendo como a curiosidade é uma coisa boa, é claro que não devemos usar isso como desculpa para tudo! A vida do vizinho não te diz respeito, portanto não use a desculpa que é muito curioso só para fofocar sobre a vida alheia!!!!!!

Responsabilidade / Comprometimento

A responsabilidade a qual me refiro aqui não é só aquela que nossos pais sempre falam quando somos crianças. É a responsabilidade, em comunhão com o comprometimento de enfrentar o cansaço, de seguir em frente mesmo quando todos dizem que você não irá conseguir, de não se deixar abater mesmo quando suas expectativas fracassam, de saber que pode alcançar o sucesso.

Imaginem se Benjamim Franklin tivesse desistido em seus experimentos para obter a eletricidade? Fracassou incontável número de vezes, mas mesmo assim persistiu. Ele é o exemplo vivo de perseverança e responsabilidade, pois com certeza ele passaria o resto de sua vida frustrado se não houvesse dado continuidade em seu sonho de obter a energia elétrica.

Também podemos citar dentro deste mesmo assunto o grande Leonardo da Vinci, que morreu com dezenas de projetos arquitetônicos não tirados sequer do papel... mas tenho certeza que não deixou de amar e confiar em cada um deles.

Diante desses dois exemplos, preciso falar mais alguma coisa?

Discernimento / Inteligência

Ingredientes fundamentais para qualquer coisa! Adoro falar desses dois porque são os meus preferidos, e uma das primeiras coisas que observo em uma pessoa!

As pessoas que convivem comigo sabem o quanto odeio gente burra! Fala sério né, quem gosta?!?!?!?!!

Que fique bem claro o seguinte: burrice não é uma questão de limitação intelectual, burrice é a capacidade de um ser se manter estagnado! Quanto mais inerte você é diante da vida, consequentemente mais burro você é!

Costumo ouvir que o mundo é dos espertos, MENTIRA! O mundo é dos inteligentes! É das pessoas que sabem o que querem, avaliam como conseguir e o que fazer para atingirem seus objetivos!

Isso não é uma questão de “mal-caratismo”, até porque essas possoas estão plantando sementes ruins, logo, colherão frutos ruins!

Platão, para mim, era e é um dos mais brilhantes pensadores que já existiram! Pois com o simples observar “descobriu” as células e o DNA, quando as pessoas nem sabiam escrever seus nomes. Isso é um exemplo de inteligência, observação e discernimento. Pois ele sabia que isso não era fruto de sua imaginação, era uma coisa real e palpável!

Não é como você passar por uma dificuldade, saber (mas, não querer enxergar) que você está passando por uma dificuldade porque você plantou isso, ou porque é necessário que aprenda algo. Uma pessoa com câncer, pode não ter feito (ou desejado) isso à ninguém, mas talvez o mesmo não dê valor a vida e as coisas boas que existem nela. É claro que existem dezenas de outro fatores, mas a maioria das pessoas que vejo que passaram por esse problema, ou parecido, começam a dar mais valor as coisas boas que o mundo os oferecem e dão mais valor as coisas mínimas que existem.

Uma pessoa inteligente sabe o que fazer, e tem o discernimento de saber quando parar! E é isso que as tornam vencedoras!

Sabedoria / Humildade

Não adianta nada você ter o sonho de construir uma casa, aprender como se constrói, saber mobiliar e usar isso para humilhar as outras pessoas. Sabedoria e humildade é você construir uma casa e ensinar as outras pessoas, que querem aprender, a fazer o mesmo. Além de ser louvável, mostra amor aos seus próximos.

Shakespeare ensinou, e ensina até hoje, sua arte a todos! Ele é atual, e nunca morrerá! Tenho certeza que nunca humilhou ninguém por não ser como ele.

O mesmo fazem os professores, cientistas, químicos etc...

Para alcançar-mos algo não é necessário deter este conhecimento, dividir é divino! Na bíblia existem várias passagens que mostram Jesus dividindo cura, ensinamentos e alimentos às pessoas!

Se elas irão aprende aí já não é de sua alçada! Mas sempre divida, saiba onde procurar, separe o que é real da ilusão, saiba o momento de parar e o de prosseguir!

Respeito

Esse é o mais utilizado e mais importante de todos!

Nós o utilizamos, ou pelo menos deveríamos, todos os dias! Respeitar você, seus pais, irmãos, parentes, amigos, trabalho, ambiente, plantas, animais, vida... enfim, a TUDO.

Você deve saber o que te faz bem, o que fazer e quando parar... nossa alma clama por respeito; pois quando uma pessoa agride nossos princípios ficamos magoados com ela, mas quando nós mesmo o fazemos? Vamos nos afastar de nós mesmos?

É por isso que devemos pensar e respeitar nossos limites, e o dos outros!

Quando Lutero traduziu a bíblia ele estava seguindo de acordo com seus princípios, respeitando e amando a cada pessoa que, agora, poderia ter acesso a palavra do Deus cristão. Quando Nelson Mandela lutou contra o apartheid ele defendeu seu povo, que não podia ser livre em sua própria terra, o mesmo ocorreu nos países onde foi implantados regimes ditatoriais.

Isso é respeito a si, ao próximo, ao seu povo, a sua história!

Quem não respeita a si mesmo, não respeita a ninguém, pelo motivo dessa pessoa não conhecer a palavra RESPEITO!

Acho que deveria ter uma lei que punisse severamente àquele que se humilhasse!

Quero apenas abrir uma ressalva; na igreja as pessoas sempre falavam que você deve se humilhar à Deus, isso é ERRADO, Deus não humilha nem quer que você se humilhe nem a Ele nem a ninguém! Ele quer que você se devote, que O ame, que respeite e que se arrependa quando necessário.

Pedir perdão não é se humilhar, é reconhecer que errou; eu não vejo nenhuma humilhação nisso, é um ato nobre digno de uma pessoa nobre. Respeitar não é se submeter, é demonstrar amor, aos seus pais, maridos / esposas / namorados (as), amigos e a todos a quem deva merecer.

Meus amores, vou ficando por aqui e deixando esse texto para que todos nós reflitamos, para que nossas vidas melhorem e, assim, nos tornarmos VENCEDORES!

Que as bênçãos dos elementos estejam com cada um de vocês.



1 comentários:

Postar um comentário