domingo, 21 de março de 2010

O que é Wicca?

Olá meus queridos!

Desculpem-me pela ausência! Mas imagino que todos vocês sabem o que aconteceu, e esse foi um dos motivos que forçaram meu afastamento. Estou sentindo falta dos comentários!!!!

Recebi um e-mail muito legal, que mercê um post dedicado!

“Bom dia! Vi sua matéria sobre animais totens eu estava pesquisando sobre isso achei muito interessante gostaria de me aprofundar mais no assunto. Eu tenho uma intuição sobre o meu mais não sei se realmente é alias tenho varias intuições! Mas nunca sei se realmente são minhas. O que é Wicca? Abraços.... Lucinéia”

Hahaha... Lucinéia, entendo sua curiosidade! Desde criança a gente se vê em um animal, e quando começamos estudar a wicca descobrimos que realmente temos um, noooossaaaa!!! É o mundooooo!

Mas não desanime e encontre seu Pokémon rssss...

Agora eu é que preciso elogiar os questionamentos de vocês! Cada dia que passa recebo e-mails e comentários mais interessantes! Então, vamos ao que interessa!!!!

*************************

O que é Wicca?

Wicca é uma religião descendente dos antigos ritos da Indo-Europeus. Os Celtas era uma “sociedade” formada por inúmeras tribos pequenas, ganhou mais destaque por ter uma organização diferenciada. Onde, a liderança política e religiosa ficava a cargo das mulheres, e a militar e jurídica por homens que eram chamados de druidas. Apesar disso, não era uma sociedade matriarcal.

O paganismo celta foi massacrado pelo terror da inquisição, juntamente com outras formas de paganismo, que em outrora era desconhecido da grande parte da população mundial. Até que ficasse em meio às brumas do esquecimento.

O movimento neopagão (década de 1970) que surgiu após as sanções das leis contra a bruxaria na Europa, em especial na Inglaterra, com o intuito de reviver e reconstruir os aspectos politeístas. Trazendo consigo antigos costumes, crenças e filosofias. A wicca faz parte desse movimento.

Acredita-se que ela tenha sido “fundada” em 1940, mas seu primeiro escritor notório foi Gerald B. Gardner , fundador de uma das principais tradições dessa religião: Wicca Gardneriana. Ele é o responsável por sua disseminação em 1954, com seu livro: Witchcraft Today.

A wicca é uma religião politeísta que descende dos indo-europeus. É fundamentada na igualdade dos sexos “A Deusa e o Deus são iguais em importância”. E seus principais preceitos são: o culto a natureza, o respeito a todas as coisas existentes e a exaltação de Deuses de mitologias antigas (variando com cada tradição). A wicca é como a própria natureza, ela evolui.

Ela não foi praticada ininterruptamente, mas cada ano que passa ela adapta-se a diferentes épocas, lugares, culturas e pessoas. Apesar de existirem várias tradições dento da wicca, dados recentes apontam o crescimento dos bruxos solitários, isto é, bruxos que não integram covens (grupo de bruxos).

O termo “pagão” vem do inglês arcaico que significa “paguns”, aquele que vive no campo. “Wicca” vem de “wicce” um termo germânico que significa sabedoria.

Saindo agora dos termos históricos, a wicca é uma religião baseada nos ciclos da natureza reforçando suas origens camponesas.

Os adeptos da wicca respeitam e utilizam-se dos recursos oferecidos pela natureza para efetuar mudanças necessárias. A magia é um desses recursos!

Além da magia, utilizamos também, os ciclos lunares, pecuários e agrônomos. Tudo o que é natural, para os wiccanos, fazem parte das Deidades e por isso são sagrados. Desta forma, é desprezível qualquer forma de agressão aos mesmos.

Apesar de alguns wiccanos se organizarem em grupos, não existem templos da religião. Seus rituais são realizados em locais reservados ou em locais ao ar livre, desde que sejam discretos. Mesmo os praticantes solitários podem realizar estes rituais com outros membros.

O panteon wiccano é formado por duas formas de energia: a Deusa e o Deus. A Deusa é conhecida como “A Deusa Tríplice” e é representada pelas Luas Crescente, Cheia e Minguante respectivamente a Donzela, Mãe e Anciã. E o Deus conhecido como o “Deus Cornudo” ou “Cornífero”. Os dois são parte da energia criadora do universo, presentes em tudo que existe.

Os bruxos wiccanos não cultuam nenhuma energia do “mal” (satã, demônios, ou qualquer outra figura), não manipulam o livre arbítrio ou se utilizam de meios sórdidos para conseguirem algo.

Wicca é uma religião iniciática e seus membros seguem uma “hierarquia”, o “cargo” mais alto é o de sacerdote e sacerdotisa, de acordo com seu tempo de estudos e rituais.

A principal “missão” da wicca é fazer com que o homem viva de forma mais harmônica com a vida e a natureza.


*************************

Bem, espero que esteja mais claro!

Beijinhos a todos, e bênçãos!





2 comentários:

Postar um comentário