terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ostara...

Bem, gente, hoje dá-se um dos dias mais lindos do calendário Wiccano!

Exatamente às 18:18 acontece o Equinócio de Primavera, o primeiro dia real dessa linda estação!

Como já avisei no post sobre o Imbolc, não irei adotar as datas do Hemisfério Norte, por achar que se as Deidades fizeram com que aqui, no Hemisfério Sul, as datas se invertessem, é que assim Eles desejam... mas caso você prefira comemorar a Ostara na data européia: é comemorada por volta de 21 de março. Como eu sempre digo: “A Wicca te dá a liberdade de fazer o que quiser, faça-a com responsabilidade”... aproveite essa data sendo ela em março, ou agora em setembro! O importante é comemorar e sintonizar-se com essas energias maravilhosas da Deusa e principalmente do Deus, já que esse é um festival solar!

A Ostara, para nós wiccanos significa o despertar da Deusa e o crescimento e amadurecimento do Deus. É o dia da Fertilidade. Ela cobre a terra com fartura, saindo do período obscuro do inverno, para a explosão da primavera. Os dias e as noites são iguais, para nos mostrar que as energias de ambos são idênticas, nesse período.

Em outras culturas podemos comemorar esse dia como: Equinócio Vernal, Festival das Árvores, Alban Eilir e Rito de Eostre.

Período de iniciar, de agir, de fazer encantamentos de ganhos futuros e de cuidar de seu jardim ritual.

Em épocas remotas, os nossos antepassados acendiam fogueiras na aurora do dia, para comemorar esse Sabbat. Como maior representação, temos os ovos – símbolos da vida – eram pintados de amarelo e dourado, e então, trocados como lembranças ou usados em rituais em homenagem ao Sol e aos Deuses da fecundidade, como Eostra. (reconhece alguma semelhança aqui?!? Não é mera coincidência!!! Lembre-se de que essa data na Europa é comemorada em Março) Por isso, caso sinta vontade, faça ovos coloridos, com corantes naturais, e enfeite a sua casa, ou presenteie uma pessoa querida ou ainda, se desejar colocá-los em seu altar nesse dia, também serão muito bem vindos!

“Até hoje, o Domingo de Páscoa é determinado pelo antigo sistema do calendário lunar, que estabelece o dia santo no primeiro domingo após a primeira lua cheia, no/ou após o Equinócio da Primavera. (Formalmente isso marca a fase da "gravidez" da Deusa Tríplice, atravessando a estação fértil.) A Páscoa, como quase todas as festividades religiosas cristãs, é enriquecida com inúmeras características, costumes e tradições pagãos, como os ovos de Páscoa e o coelho. Os ovos, como mencionado, eram símbolos antigos de fertilidade oferecidos à Deusa dos Pagãos. A lebre era um símbolo de renascimento e ressurreição, sendo animal sagrado para várias Deusas lunares, tanto na cultura oriental como na ocidental, incluindo a deusa Ostara, cujo animal era o coelho.” (fonte: wikipedia)

Nessa data não jogue nada fora, verifique seus itens pessoais: suas roupas, calçados, jóias, qualquer coisa... doe! Mesmo que não tenha nada usado para dar, faça uma doação de tempo, como voluntário numa SUIPA, num asilo, numa creche... ou doe dinheiro mesmo! A palavra de ordem nesse período é a doação!!!

É interessante tomar um banho com tomilho e manjericão. As purificações e limpezas de todos os tipos são aconselhadas nessa época, caso alguma coisa precise de conserto, reforma e pintura, aproveite! Antes de fazê-los, porém, deixe uma oferenda à sua casa e a informe do que irá fazer.

Incensos: jasmim, rosa, sálvia e morango.

Cores: dourada, verde e amarela.

Pedras: ametista e água-marinha.

Ervas: narciso, madressilva, íris, jasmim, rosa, morango, atanásia e violetas.

Bênçãos para todos e comemorem!!!!

2 comentários:

Postar um comentário