segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Imbolc...

Quero agradecer aos meus parceiros por aceitarem a parceria, tenho certeza que iremos ter muito sucesso. Estou muito feliz em tê-los como parceiros!

Como prometido, estou aqui publicando o “especial de Imbolc” espero que vocês gostem!

Antes de tudo, as datas comemorativas adotadas por mim, são referentes ao Hemisfério Sul. Penso que se os Deuses fizeram com que as coisas se invertessem aqui (abaixo da linha do Equador) devemos obedecer, pois é a vontade das Deidades. Claro, caso não concorde comigo, você pode comemorar nas datas tradicionais européias, no caso dessa data: 2 de fevereiro. O mais importante não é a comemoração, e sim comemorar. O bom da Wicca é a liberdade que temos, com relação a tudo... portanto, aproveite-a com sabedoria!

O Imbolc é sempre comemorado entre os dias 1º e 2 de agosto, ela é uma das quatro datas de rituais sazonais que não tem haver com equinócios ou solstícios, especula-se que essas 4 datas (Imbolc, Beltane, Lughnasadh e Samhain) tenham haver com o ciclo da agricultura e pecuária. Nos primórdios da raça humana, haviam muitas preocupações com os poderes da natureza, um plantio fora de hora significava longos períodos de fome. Essas observações eram a única alternativa de sobrevivência de nossa espécie.

Para nós essa data significa muito mais que isso, representa o período de resguardo e recuperação da Deusa após dar a Luz ao Deus. Ele é mais sentido pois, os dias nesse período começam a ficar mais longos. O seu vigor, bem como as forças da Deusa, estam voltando aos poucos juntamente com os dias mais quentes. Aqui o Deus é uma criança, Ele é cuidado pela Deusa.

Ele celebra o retorno do Sol do inverno. Nessa noite que os romanos dedicavam a Vênus, todas as velas na casa eram acesas e as tochas levadas para fora a fim de dar boas vindas ao Sol. Como percebemos esse dia é comemorado em diversas culturas e conhecido de diversas formas. Entre tantas, podemos citar as seguintes: Festa das Tochas, Festa da Luz Crescente, Festa dos Flocos de Neve, Dia de Brigit, Ano Novo Asteca, entre outras.

Aqui é período tradicional de iniciação de convens e rituais de autodedicação, e renovação desses votos, recomenda-se também, rituais de purificação, limpeza e renovação. Essa data é muito importante! Aqui devemos reavaliar a nossa vida e dar inicio aos projetos novos e, se for o caso, recomeçar antigos, ou simplesmente, preparar-se para os novos inícios. É bom se livrar de coisas velhas e antigas, que já não o sirva mais, isso trás boa sorte.

É bom também, nesse dia usar:

Incensos: manjericão, mirra e glicínia

Cores: marrom, rosa, vermelha

Pedras: ametista, granada, ônix, turquesa

Ervas: angélica, manjericão, louro, benjoim, quelidônia, urze, mirra e todas as flores amarelas.

Como vocês puderam perceber, essa data é uma data de muita comemoração e significados. Nessa data é onde podemos fazer as coisas acontecerem. Por isso, tome as rédeas de sua vida e faça-a acontecer.

Bênçãos a todos


1 comentários:

Postar um comentário